Informativo

Desenvolvidas metodologias de pesquisa e prospecção de pegmatitos

Desenvolvidas metodologias de pesquisa e prospecção de pegmatitos

A empresa Sinergeo desenvolveu um uma linha de investigação inovadora de deteção remota e análise distanciada a utilizar na prospeção e pesquisa de depósitos minerais, nomeadamente pegmatitos. Espera-se agora que, com esta inovação, seja possível realizar aproximações prospetivas em zonas e contextos atualmente tidos como inacessíveis, contribuindo, desta forma, para o abastecimento dos mercados mundiais.

Inserida no âmbito do projeto PROSPEG dedicado à investigação em prospecção e pesquisa e pegmatitos graníticos, esta investigação foi desenvolvida em território português, concretamente nas regiões Norte e Centro, e foi co-financiada por fundos comunitários, através do ON2 – Novo Norte e do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Através do projeto PROSPEG, a Sinergeo, numa co-promoção com a Universidade do Minho, desenvolveu e otimizou metodologias específicas de prospeção e pesquisa de pegmatitos – através da análise distanciada e deteção remota – que permitem identificar os jazigos desta rocha, aumentando assim o acesso às suas reservas. Desta forma, o recurso à análise distanciada e deteção remota em programas de prospeção estratégica de pegmatitos, também se afigura vantajosa em termos da relação custo/benefício e da extensão e densidade da cobertura que permite.

Os resultados finais do projeto foram apresentados em seminário no IEMinho, onde se concluiu que existe grande potencial de aplicação do PROSPEG na prospeção de depósitos minerais de matérias primas críticas para a União Europeia. Considerando o crescente valor estratégico, económico e tecnológico atribuído aos recursos pegmatíticos e atendendo ao seu défice e à inadequação de muitos outros métodos de prospeção, vislumbra-se grande aplicabilidade às metodologias exploradas pela Sinergeo.

 

Post anterior
Livro Prospeg – Projecto de Prospecção, Análise Distanciada e Detecção Remota de Pegmatitos
Próximo post
Investigadores do Minho desenvolvem metodologia inovadora de prospeção geológica